Turismo Solidário

  

O que é?

O Turismo Solidário consiste em uma modalidade de Turismo, onde o turista irá conhecer as potencialidade regionais escondidas nas dificuldades sociais e econômicas. Consiste em despertar no turista um sentimento humanista, para ajudar diretamente no desenvolvimento, além de conhecer suas belezas naturais como: reserva de mata atlântica, montanhas, vales, cachoeiras, rios, fauna e flora. Outros atrativos como: Fazendas seculares com suas plantações de café, o folclore e o artesanato característico da região, a culinária e a cultura de um povo que sabe receber bem os seus visitantes.
 

Posso ser um turista solidário? 

Todos podem e devem ser turistas solidários. Trata-se de unir o prazer de conhecer novos lugares à alegria de participar do cotidiano, do dia-a-dia das pessoas, da comunidade, contribuindo e convivendo de forma participativa e solidária.
O Programa de Turismo Solidário foi idealizado para levar melhores condições de vida a regiões onde o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é insuficiente. Nesta Região, encontra-se uma das áreas onde o IDH é dos mais baixos. Encontra-se também um povo que sabe receber bem, riquíssimo em sua cultura, com o riso sincero e fácil, habitante de localidades lindas e hospitaleiras... 
Para ser um turista solidário, basta compartilhar e querer um pouco mais que um simples e divertido passeio de férias. O turista solidário vai encontrar sempre muitas maneiras de contribuir com as comunidades nas quais passar, basta conhecê-las um pouco, conhecer os projetos solidários relativos às localidades e optar por hospedar-se nos receptivos familiares, aproveitando-se da boa comida caseira, da hospitalidade e da convivência saudável e distinta de um povo, que antes de tudo é digno e nobre em sua alma.
 

A Proposta

Além de despertar o turista para esta realidade, estimular o crescimento do fluxo de turismo na região através da estruturação do Turismo Solidário, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades locais da região através: 
do compromisso de participar do processo de transformação sócio-econômico do país;
de possibilitar a participação de turistas em ações solidárias;
de valorizar a identidade cultural e a preservação dos atrativos culturais e naturais nas regiões;
de contribuir para a geração de novas oportunidades de trabalho e negócios e a melhoria da renda nas comunidades locais;
de criar um banco de dados de informação regional que possibilite aos turistas interessados a conhecer as realidades locais e suas potencialidades naturais e culturais;
de promover ações de sensibilização para o turismo na região;
de divulgar os destinos turísticos e promover os produtos no país e no exterior;

Observação:

O Turismo Solidário no Caminho do Espírito Santo encontra-se em fase de desenvolvimento e implantação. A cada evento, os participantes: turistas e receptivos, são orientados e estimulados a participarem do processo.
Esta participação é apenas sugerida.
Agradecemos a todos que de alguma forma têm contribuído par o êxito do projeto.


Comments