Projeto de sinalização

  
A construção de rotas de peregrinação com o propósito de atrair visitantes para conhecerem a cultura e apreciarem as belezas naturais já é uma realidade em nossa região há alguns anos.

Aproveitando esta situação, o “Portal do Caminho” está criando novas rotas. A primeira a ser estruturada é o “Caminho Espírito Santo”, no trecho que tem início em Bom Jesus do Itabapoana-RJ, passando por vários municípios e distritos do estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo, entre eles, Bom Jesus do Norte, São José do Calçado, Airituba, Guaçuí, São Pedro de Rates, Santa Clara, Purilândia, Varre-Sai, Querendo, Ourânia, N.S. de Natividade, Natividade, Cruzeiro e Porciúncula, finalizando em Tombos-MG.

A definição e a marcação desta rota já estão em andamento. Foi realizada a primeira coletiva no período de  12 a 18 de julho de 2010. Onze peregrinos vindos de vários estados da região sudeste, juntamente com o idealizador do projeto, o designer Paulo Basstos participaram do evento. Foi realizado um levantamento dos itens necessários para torná-la segura e em condições de permitir o apoio e acesso aos amantes das rotas de longo percurso.

Chegamos à fase de divulgação e interação junto às comunidades por onde passa o trajeto. Sendo um empreendimento social que irá envolver praticamente a maioria dos setores da sociedade local, torna-se de vital importância a mobilização de todos.

O Portal do Caminho acredita no potencial da comunidade regional para transformar a sua realidade. Vivemos um momento único na história do país, principalmente relacionado ao turismo e atividades paralelas. Motivado por várias circunstâncias, entre elas a realização da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, a atenção ao país ampliará gradativamente até a realização destes eventos e não podemos ficar de fora.

O Turismo é hoje uma das maiores fontes de arrecadação em vários países e com um crescimento invejável em relação a outros setores da economia. Temos a nossa vocação turística e devemos aproveitar a ocasião para implementá-la. Precisamos acreditar que a cultura desenvolvida na região já está madura o suficiente para colher os frutos de um processo que muitas vezes impôs sacrifícios aos nossos pais. 

Adaptar aos novos tempos valorizando ainda mais a nossa herança; incentivar e qualificar a nossa produção agro-pecuária, industrial e artesanal; cuidar do patrimônio histórico, cultural e artístico; preservar as belezas naturais e o meio ambiente. 

Muitas mudanças já estão ocorrendo, mas precisamos acreditar, investir mais e o capital que precisamos neste momento é o da valorização humana, da solidariedade e da união. 

Juntos chegaremos ao topo da montanha.

Sinalizando o Caminho Espírito Santo

Acreditando em idéias inovadoras e na criatividade da nossa gente, o Portal do Caminho lança o projeto para a criação e confecção de “Objetos” para a sinalização do Caminho do Espírito Santo.

Serão utilizados material reciclável, renovável ou sucata para a confecção de placas, totens, esculturas ou estandartes.

Regulamento:

Os objetos deverão ter a área mínima de 0,25 m² (correspondente a uma placa de 50 x 50 cm ou 30 x 83 cm).O material e a estrutura utilizada deverão suportar a exposição externa por um máximo de tempo possível, podendo ser utilizado sucata de várias procedências: tampas de latão, fogão, portões, grades, móveis, etc. e materiais diversos, como: vidro, louça, latão, plástico, pet, tampinhas, parafusos, pregos, cordas, tecidos sintéticos, impermeabilizados, etc.Os temas podem ser inspirados na fauna, flora, relevo (montanhas/rochas) trabalhador(a) rural, enxada, retireiro, charrete, carro de boi, o peão, fauna, a flora, folclore, caminhante, o ciclista, o cavaleiro, o esportista, afro, indígena, etc.
O desenho e as cores a serem utilizadas, estarão disponíveis para download no site www.portaldocaminho.com .
As cores de fundo e do poste de sustentação, ficarão a critério do(s) autor(es). 
Será realizado junto a rede de ensino um concurso para o estudo e desenvolvimento do “objeto”,  que deverá ser apresentado em forma de desenho, acompanhado da descrição de como será confeccionado.Serão escolhidos dois objetos em cada escola.
Deverão ser observados os seguintes critérios: criatividade, plasticidade, tema e acabamento.
Cada placa deverá receber a assinatura do grupo/indivíduo autor do projeto e da instituição a que pertencem.

I Coleta seletiva no Caminho Espírito Santo

Paralelo à construção dos “objetos”, estaremos organizando a Coleta Seletiva, o plantio de árvores nativas e a colocação dos coletores de lixo ao longo da rota.
 

Coleta Seletiva

Caminhada por um trecho da rota com o objetivo de recolher seletivamente o lixo encontrado. Será feito um convite à comunidade em geral. Este evento contará com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, participação da rede de ensino e clubes de serviço. Com data a ser agendada após a conclusão dos objetos para sinalização.

Plantio de Árvores Nativas

Durante a Coleta será realizado o plantio de mudas de árvores nativas.

Coletores de Lixo

Os coletores poderão ser confeccionados de tela de arame galvanizado, medindo 50 cm de diâmetro x 70 cm de altura, além de outras alternativas. Basta um para vidro, outro para plástico e outro para papel, na estrada não há necessidade de coletores úmidos (alimentos). A quantidade de coletores para cada escola será anunciada no projeto definitivo.

Contatos:

Paulo Basstos: Tels.: 22 3842-1718 e 9225-6352 - paulobasstos@gmail.com  
Site: www.portaldocaminho.org - E-mail: paulobasstos@portaldocaminho.org


Comments