Portal do Caminho

  
Este portal faz parte de um projeto para a criação de rotas de peregrinação, ligando o Noroeste Fluminense, Zona da Mata Mineira-leste e Sudoeste do Espírito Santo. Aproveitando esta realidade para marcar o espaço físico por onde se desenvolverá uma série de ações do poder público e da sociedade civil, visando o fortalecimento das atividades primárias de seus habitantes, aumento da auto estima e uma existência digna, proporcionando a permanência do homem no campo.

Bem como, criar condições adequadas para receber os amantes das rotas de longo curso: caminhantes, ciclistas, cavaleiros, turistas e esportistas.

Inicialmente estão sendo estudadas propostas de rotas, que comparadas a Santiago, são de nível médio, que podem ser percorridas em 7 ou 9 dias, dessa forma tirando melhor proveito de uma caminhada.

Estão sendo estudadas 6 propostas:
  • Caminho Espírito Santo - em desenvolvimento - Veja fotos >> I Coletiva 12/07/2010 >>
  • Caminho Iluminado - estudo
  • Caminho de Minas - estudo
  • Caminho do Estudante - estudo
  • Caminho do Brigadeiro - estudo
  • Caminho dos Arripiados - estudo

"Caminho Espirito Santo" Trecho-2, começa em Bom Jesus do Itabapoana-RJ e termina em Tombos-MG. Passando por: Bom Jesus do Norte-ES, Bom Jesus do Itabapoama-RJ, São José do Calçado-ES; Guaçuí-ES, São Romão, São Pedro de Rates, Santa Clara, Purilandia, Varre-Sai, Querendo, Ourania, Natividade, Santuário de Natividade, Cruzeiro e Porciúncula-RJ.

"Caminho Iluminado", começa em São Fidelis-RJ e termina no Sítio das Aparições de Nossa Senhora de Natividade-RJ. Passando por: Cardoso Moreira > Italva > São João do Paraíso > São José do Ubá > Aré > Fazenda São Domingos > Itaperuna > Pirapetinga de Bom Jesus > Barreira > Ourânia.

"Caminho de Minas", começa em Cambuci-RJ e termina em Tombos-MG. Passando por Itaocara, Aperibé, Santo Antônio de Pádua, Miracema e Laje do Muriaé-RJ; Barão de Monte Alto, Patrocínio do Muriaé, Eugenópolis e Pinhotiba-MG; Porciúncula-RJ . 

"Caminho do Estudante" começa em Viçosa-MG e termina em Tombos-MG.

"Caminho do Brigadeiro" começa em Raul Soares e Termina em Tombos-MG

O "Caminho dos Arrepiados" começa em Ponte Nova e termina na última cachoeira do rio Itapemirim.

O nome "Portal do Caminho" é por se tratar de várias rotas chegando à  Porciúncula-RJ, divisa com Tombos-MG onde está localizada a  Cachoeira de Tombos.

A grande quantidade de estradas de terra batida, trilhas, cachoeiras, fazendas seculares, mata atlântica e gente... gente que gosta de contar suas histórias e "causos", propicia àqueles que curtem o contato com a natureza, caminhadas, passeios de bicicleta e cavalgadas da melhor qualidade.

A interação entre caminhantes, turistas e praticantes de esportes radicais com os moradores locais, agrega valores e a oportunidade de mostrar aos visitantes um pouco do seu dia a dia.

O site portaldocaminho.com terá a função de informar, orientar e organizar grupos de turistas peregrinos. Ligada ao site, uma loja virtual (Loja do Caminho) para a venda de produtos regionais e culturais; além de um cadastro artístico, cultural e histórico; uma agenda de eventos; um cadastro de fornecedores; uma sessão de noticias regionais, etc. 

Os links no menu superior direcionados aos caminhos, cuidarão exclusivamente das informações e orientações aos praticantes de caminhadas de longo percurso (a pé, de bike ou cavalgadas) e esportes radicais.

O portal, além de informações aos caminhantes, turistas e esportistas; cuidará da infraestrutura necessária à organização das comunidades que darão apoio, orientação e atenção aos nossos queridos visitantes.

Este projeto está em desenvolvimento. Aqueles que quiserem contribuir serão bem vindos.

Estaremos à disposição atraves do endereço: contato@portaldocaminho.com
Obrigado a todos que nos incentivam, apóiam e acreditam que este projeto contribuira para o desenvolvimento e o progresso da região.

Paulo Basstos