Como fazer

  
O Caminho do Espírito Santo-Trecho 2, de Bom Jesus do Itabapoana-RJ a Tombos-MG (235 km), é o primeiro caminho em desenvolvimento para as atividades de Esportes de Aventura, do Portal do Caminho. Ainda não está sinalizado e em alguns locais de pernoite na zona rural ainda não estão estabelecidos. Por isso ainda não foi liberado. Estamos usando o sistema de coletivas guiadas, com pequenos grupos (mínimo de 8 participantes) para estabelecer a rota junto a comunidade local. A proposta básica é o Turismo Solidário e levar para estas comunidades mais uma opção de ganho usando a sua casa e os seus produtos.
 
As primeiras atividades que estão sendo praticadas são as "Caminhadas de Longo Curso" e o "Montain Bike", realizadas em pequenos grupos guiados (Coletivas) com taxas e condições pré-estabelecidas.

O título de "Coletivas" dados a estes eventos é pela estrutura simples que está sendo aplicada. Os apoios para alimentação e pernoite são em casas, colegios ou clubes em parceria com a comunidade local ou prefeitura. São formadas com o mínimo de 8 integrantes. É uma organização preocupada com o bem estar, segurança e também com uma das propostas do projeto, que é a de integrar as duas partes: visitantes e residentes, fazendo uso da estrutura existente em cada comunidade.

As despesas são niveladas, os custos são financiados por colaboradores mais a taxa cobrada aos participantes. Aquele que desejar fazer uso de instalações individualizadas em outros locais onde há esta opção, contará com toda a orientação possível mas, ficará responsável pela contratação e as despesas decorrentes deste serviço, não havendo qualquer desconto na sua taxa de inscrição.
 
Dos 8 locais de pernoites, 6 são na zona rural e 2 em cidades de dez a trinta mil habitantes - estas com hotéis e pousadas.



Comments